Dicas e novidades

Fique por dentro
Para saber mais sobre locação de veículos, gestão de frotas, aluguel de carros especiais, entre outros assuntos da área, acompanhe o blog da One Way!
Dicas e novidades
Personalização de Frotas: o que posso fazer?

Compartilhe essa dica!

Personalização de Frota: tudo o que você precisa saber

A personalização de frotas é um recurso muito interessante para empresas que visam padronizar os seus veículos e aumentar a força da marca, tornando-se um grande diferencial para a empresa. No entanto, esse tipo de atividade exige uma série de cuidados que serão discutidos nesse artigo. Portanto, para fugir de problemas, confira nosso conteúdo até o fim!

O que preciso para personalizar minha frota de veículos?

Existem infinitas possibilidades de customização para veículos. Mas antes de realizá-las, você deve conhecer todas as normas estabelecidas para modificações automobilísticas. Veja abaixo 4 cuidados que devemos tomar quando falamos na personalização de frotas.

Solicitar a autorização do Detran

O primeiro passo é colocar todas as ideias no papel e elaborar um planejamento da personalização que será aplicada. Após terminar esse levantamento, cheque quais exigem uma autorização do Detran do seu estado. Para confirmar isso, veja a documentação do automóvel. Lá, o órgão coloca várias informações que servem para o controle e segurança em casos de roubo. Dessa forma, algumas alterações veiculares podem exigir autorização ou modificação no documento.

Além disso, o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma:

“Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”. Caso sejam realizadas, uma multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira são aplicados.

Checar as regras para mudança de cor

Esse é um detalhe importante: se a personalização resultar em uma alteração de mais de 50% da cor da superfície do automóvel, é necessário atualizar esse dado no documento do carro.

Estudar bem o envelopamento

O envelopamento é uma ótima forma de deixar a frota com a cara da sua empresa. Mas somente se for bem feito. Como na dica anterior, é fundamental estar atento à documentação. Se as cores do automóvel e a do envelopamento sejam distintas, você deve pedir autorização do Detran. Caso sejam iguais, não é necessário. Portanto, é possível realizar uma customização com cobertura parcial, para assim, a área modificada somada seja inferior ao 50% da superfície.

Adesivos em veículos

Os adesivos são práticos e baratos para quem quer uma personalização de frotas mais viável e eficiente. Porém, é essencial prestar atenção na qualidade do material e da impressão, uma vez que os adesivos devem ser bonitos e legíveis, facilitando caso seja necessário removê-los em algum momento, sem danificar a pintura da lataria.

É sempre válido reforçar que, quando a empresa opta pela terceirização de frotas, a própria locadora é responsável por customizar a frota do cliente de acordo com as suas necessidades.

O que achou do nosso artigo sobre personalização de frotas? Se está pensando em terceirizar os automóveis da sua empresa, venha bater um papo com a gente. Nós temos o que você procura!

Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe com seus amigos. Mensalmente trazemos novidades bacanas em nosso blog, discutindo sobre o segmento de terceirização de frotas, aluguel de carros e muito mais.

Até a próxima!

Leia também: