Dicas e novidades

Fique por dentro
Para saber mais sobre locação de veículos, gestão de frotas, aluguel de carros especiais, entre outros assuntos da área, acompanhe o blog da One Way!
Dicas e novidades
Multa em carro alugado

Compartilhe essa dica!

Multa em Carro Alugado: o que fazer nessa situação?

O aluguel de carros é um serviço cada vez mais popular no Brasil, afinal, as pessoas têm comprado menos veículos. Entretanto, mesmo com o crescimento da procura pela locação, muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas envolvidos nessa situação. No artigo de hoje, vamos falar de uma bem frequente: como funciona a multa em carro alugado?

Quem assume a multa em carro alugado?

Mesmo que o nome do infrator não esteja no documento do carro, a responsabilidade – tanto do valor, quanto da perda dos pontos da carteira – é do condutor no momento da multa. Dessa forma, a locadora repassa a infração diretamente para a pessoa que assinou o contrato. Se houver um condutor adicional e ele foi o responsável pela infração, deve-se avisar a empresa que alugou o veículo; caso contrário, a responsabilidade continuará sendo do motorista que está no contrato.

Como a pessoa é avisada?

Após uma infração de trânsito, o setor responsável por enviar a multa pode acabar notificando a locadora depois que o veículo já foi devolvido. Nesse caso, é obrigação da empresa de aluguel de carros informar o condutor. Normalmente, a empresa realizará o pagamento da multa, para depois, cobrar o motorista que não respeitou a lei. Também é possível que uma taxa administrativa seja cobrada.

Multa em carro alugado: conseguimos recorrer?

Existe a possibilidade da locadora ou até mesmo órgão fiscalizador terem se confundido, sendo possível recorrer da multa. Para isso, você deve preencher um requerimento destacando o que está errado na infração. Os casos mais comuns são: a data do ocorrido não bate com o período que você esteve com o carro; o próprio veículo não está condizente com o que você alugou; você não estava presente no local da infração; entre outras situações. Reforçamos que qualquer afirmação feita deverá ser sustentada com o uso de evidências.

O que achou do nosso artigo sobre multa em carro alugado? Entendeu melhor como resolver essa situação? Se gostou, compartilhe com seus contatos e acompanhe nosso blog para aprender mais sobre esses assuntos.

Até a próxima!

Leia também: