Dicas e novidades

Fique por dentro
Para saber mais sobre locação de veículos, gestão de frotas, aluguel de carros especiais, entre outros assuntos da área, acompanhe o blog da One Way!
Dicas e novidades
pessoa com cartão de crédito para pagar caução

Compartilhe essa dica!

Entenda o caução e sua importância na hora de alugar um carro

Na hora de alugar um carro, um dos muitos pontos que se deve ficar atento é o caução. Esse valor é requisitado pelas locadoras de carro mas muitas pessoas não sabem ao certo do que se trata. Por isso, nesse artigo explicaremos melhor o que é esse valor e também sua importância para as empresas que fazem a locação de veículos. Continue lendo!

O que é o caução?

Calção, também chamado às vezes de pré-autorização, é uma espécie de garantia que as locadoras solicitação. Originário do latim, o termo significa precaução. Portanto, pode-se dizer que o caução é uma forma de garantia para deduzir em casos de despesas não previstas ou ressarcir algum tipo de substituição ou conserto.

Se trata de um bloqueio realizado no cartão de crédito do locatário e, caso a pessoa cause algum dano ao veículo que precise de conserto ou troca de peças, por exemplo, o caução serve justamente para garantir esse valor. 

Por que ele é importante para as locadoras?

Justamente por se tratar de uma garantia, o caução é importante para as locadoras porque ele assegura o reembolso de qualquer despesa que o locatário possa causar ao carro. As empresas precisam solicitar isso também para ter mais segurança de que o veículo seja devolvido com avarias, quebras de peças ou acessórios ou até mesmo danos à parte mecânica.

Como funciona o caução?

Na hora de retirar o carro alugado, a locadora irá solicitar o cartão de crédito do próprio condutor para poder fazer o bloqueio do calção. Por isso, é fundamental ter esse limite disponível no cartão durante o período de locação. O valor irá variar de acordo com a empresa, a categoria do veículo e também o tempo em que ficará com o carro.

As locadoras não costumam aceitar dinheiro, débito, transferência e nem cheque. Por isso, o cartão de crédito é essencial e deve ser apresentado tanto no início quanto no fim da locação. Este, por sua vez, deverá pertencer ao condutor pois as informações serão comparadas com a carteira de habilitação.

Não se preocupe, após a devolução, se não houver nenhum dano ao veículo, o valor é estornado para o cartão do responsável. Esse valor não é debitado e geralmente volta para a conta na mesma hora, mas isso depende da locadora e também da operadora do cartão. 


Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o caução? O que achou do nosso artigo? Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de complementar nosso conteúdo, deixe aqui nos comentários. Não esqueça também de compartilhar esse artigo com os seus contatos e de acompanhar as notícias em nosso blog. 

Até a próxima!

Leia também: