Dicas e novidades

Fique por dentro
Para saber mais sobre locação de veículos, gestão de frotas, aluguel de carros especiais, entre outros assuntos da área, acompanhe o blog da One Way!
Dicas e novidades
foto de homem colocando cinto para direção defensiva

Compartilhe essa dica!

Direção defensiva: dicas para a segurança no trânsito

Pelo menos uma vez na vida todos os motoristas são expostos a uma situação de risco, seja por conta própria ou por terceiros. No entanto, é necessário saber como lidar com esse tipo de cenário de maneira adequada para evitar acidentes. Afinal, não são apenas os prejuízos financeiros que são afetados por isso, mas também há risco de colocar a própria vida e de outras pessoas em perigo. Por isso, nesse artigo apresentamos alguns conceitos sobre a direção defensiva, sua importância e também o que é necessário para ter mais segurança no trânsito. Continue lendo!

O que é direção defensiva?

Segundo o Manual Básico de Segurança no Trânsito, a direção defensiva é a melhor forma de direção e comportamento enquanto se está no trânsito. Isso porque é uma forma de preservar a saúde, o meio ambiente e a própria vida e dos outros em seu entorno. 

Resumidamente, se trata de alguns procedimentos seguros, corretos e responsáveis de condução de veículos. Isso envolve reconhecer e prever situações de perigo e estar preparado para tomar algumas decisões antes que aconteça qualquer tipo de acidente. 

Tipos de direção defensiva

Existem ainda dois tipos de direção defensiva que costumam ser apresentados nos cursos das autoescolas:

  • Preventiva: são as atitudes permanentes que o motorista toma para evitar que os acidentes ocorram, de forma a antecipar os riscos.
  • Corretiva: ao ser exposto a uma situação de risco, com possibilidade de acidente, é o procedimento que o motorista toma a fim de corrigir as situações não previstas.

Princípios da direção defensiva

Além da legislação de trânsito, existem também alguns elementos que o condutor precisa dominar para colocar a direção defensiva em prática. Eles são fundamentais para auxiliar na tomada de decisões em vista de uma situação de risco ou acidente.

  • Conhecimento – Conhecer e aplicar as normas e leis de trânsito, adquiridos através do Código de Trânsito Brasileiro.
  • Atenção – Direcionar toda a atenção para poder agir de forma rápida em qualquer tipo de situação que possa sair do seu controle.
  • Previsão – Estar em alerta para antecipar e prever ocorrências de risco que possam surgir durante a condução.
  • Habilidade – Por meio da prática e aprendizado, adquirir destreza para executar manobras que previnam acidentes.
  • Decisão – Tomar atitudes com base em suas habilidades, conhecimento, leis e normas de trânsito.

Dicas para manter uma direção segura

Para a segurança no trânsito, é necessário ter cuidado tanto com os outros motoristas, pedestres e passageiros do veículo. Separamos abaixo algumas dicas e práticas que podem auxiliá-lo a ter uma direção defensiva.

1. Mantenha uma boa postura

Um dos principais ensinamentos com relação à direção defensiva é com relação ao comportamento do condutor e isso inclui também a postura adotada. Para ter mais controle no volante, dirija com os braços ligeiramente dobrados, a coluna apoiada no banco e o encosto da cabeça na altura correta.

2. Concentração no volante

Além disso, outra premissa da direção defensiva é prestar o máximo de atenção possível. Para o motorista e também para os passageiros, todo cuidado é pouco. Por isso, é necessário observar tudo ao redor, inclusive outros veículos, placas, elevações, paradas e mais.

3. Cuide também do veículo

É essencial também conhecer o funcionamento do veículo e fazer as manutenções preventivas regularmente. Boa parte do sistema e dos elementos se desgastam, como os pneus, iluminação, freios e até mesmo o cinto de segurança. Por isso, as revisões necessárias irão auxiliá-lo a identificar a durabilidade desses componentes. 

4. Respeite o trânsito

Por último, não se esqueça de obedecer o limite de velocidade, as sinalizações e também as condições climáticas. Fique atento para observar as alterações na pista que possam interferir na direção e também a chuva, vento e outros eventos climáticos, pois eles também alteram a visibilidade ou aderência.


Conseguiu esclarecer suas dúvidas e pegar essas dicas de direção defensiva? O que achou do nosso artigo? Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre essa postura no trânsito e ajude outros condutores. Não esqueça também de compartilhar esse conteúdo com os seus contatos e de acompanhar as notícias em nosso blog. Precisando fazer a locação de carros? Conte com a One Way!

Até a próxima!

Leia também: