Dicas e novidades

Fique por dentro
Para saber mais sobre locação de veículos, gestão de frotas, aluguel de carros especiais, entre outros assuntos da área, acompanhe o blog da One Way!
Dicas e novidades
Abastecendo veículo

Compartilhe essa dica!

Álcool ou gasolina? Descubra o melhor combustível para sua frota

Os veículos flex se tornaram uma excelente opção nesse período de instabilidade nos preços dos combustíveis, especialmente por conta da inflação. Mesmo com evidências de que tanto álcool, quanto a gasolina, oferecem benefícios para o funcionamento do motor, há muitas dúvidas em relação a melhor escolha para o seu automóvel.

Nesse artigo, vamos analisar as duas opções, avaliando itens como desempenho, desgaste e custo-benefício. Então, se deseja entender as principais diferenças entre os dois, acompanhe nosso artigo até o final.

Antes de começarmos, é válido ressaltar: a ideia de que um determinado carro se adapta apenas a um tipo de combustível e pode “rejeitar” outro, é totalmente inapropriada. Não existe tal coisa, certo? Dito isso, vamos a análise!

Vantagens e desvantagens da gasolina e do álcool

A principal diferença entre a gasolina e o álcool é o fato de que o primeiro é derivado do petróleo, enquanto o segundo, deriva da cana de açúcar; portanto, é uma fonte de energia renovável. Dessa forma, além de ser menos poluente, o etanol tem custo menor por litro. No entanto, uma desvantagem desse combustível é a sua menor eficiência, sendo que é preciso queimar mais álcool para gerar a mesma energia que a outra opção. A gasolina, por outro lado, apresenta um rendimento melhor. Contudo, por ser derivada do petróleo, ela gera uma considerável emissão de gases poluentes.

Outras especificidades

O álcool é considerado um dos melhores limpadores de motor no mercado. A gasolina não fica atrás: é um ótimo lubrificante.

Entre álcool ou gasolina, é indicado escolher o mais barato?

Depende! Para pessoas que utilizam pouco o carro, é melhor apostar na gasolina premium e aditivada que duram mais tempo. No caso de veículos para frotas, pode ser interessante fazer um cálculo para saber qual a opção menos cara para o seu negócio. Lembrando que ambos os combustíveis possuem vantagens e desvantagens, por isso, é possível escolher baseando-se em aspectos mais pessoais. Uma informação importante: os carros abastecidos com álcool gastam 30% mais de combustível dos que usam gasolina. Não se esqueça de colocar isso na conta também.

Ainda está com dúvidas? Veja nossa explicação para o cálculo:

Multiplique o valor da gasolina do posto por 0,7. Se o resultado for mais que o do álcool, vale a pena abastecer com o etanol. Entretanto, se for menor, a melhor opção financeiramente é a gasolina.

Gostou do nosso artigo? Se gostaria de aprender mais sobre as melhores opções para o seu veículo, entre outras informações sobre o segmento de aluguel de carros, acompanhe o nosso blog e compartilhe com seus amigos.

Leia também: